quarta-feira, 29 de julho de 2015

Eu sempre gostei de desenho animado animação.
Se engana quem pensa que eu adquiro DVD's pra Carol, eu colecionava filmes e, principalmente, animações, muito antes de pensar em ter filho. Um gosto herdado da minha mãe, que mesmo depois de aposentada se divertia demais com desenho animado.

Lembro quando passavam desenhos psicodélicos em CG nos telões das boites, eu ficava horas olhando aquilo. Sempre gostei.

Antigamente, o must era misturar desenho e filme. Uma cilada para Roger Rabbit fez isso de forma magistral, em uma época com relativos poucos recursos, mas ele não foi pioneiro.

Não esquecendo de animações em stop motion, onde minha preferida sempre foi Rudolph, a Rena do Nariz Vermelho, de 1964.

Lembro que o desenho animado Galaxy Rangers usava CG em determinados momentos - pouquíssimos.

Numa época de Thundercats e He-Man, onde apenas A BOCA dos personagens se movia na maior parte do tempo e o cenário era fixo, qualquer coisa diferente chamava a atenção.

A evolução das animações foi muito interessante de acompanhar.
Um dos melhores clássicos da Disney, A Bela Adormecida, usa cores berrantes mas cenário fixo, e hoje eu posso dizer que é uma animação pobre, embora seja um lindo desenho.

Nesse ponto os japoneses sempre foram melhores, seus cenários sempre foram melhores, desde o roteiro até os efeitos.

Hoje quase tudo é CG.
E embora ainda existam "desenhos animados" em 2D, a animação computadorizada tomou conta da maioria das animações atuais.

Gostaria de citar meus preferidos aqui, e embora sejam muitos e eu nem tenha todos, sei que valem ser lembrados.

Os dois mais antigos com certeza são o já citado "Rudolph" em stop motion, de 1964. Conta a história de Rudolf, uma rena de nariz vermelho e brilhante que guiaria o trenó do papai Noel durante as nevascas.
As renas do trenó - que segundo a cultura norte americana seriam 8 (Dasher, Dancer, Prancer, Vixen, Comet, Cupid, Donner e Blitzen) aumentou para 9 com a entrada de Rudolph no team.

O Homem de Button Willow é de 1965 e, cara, eu adorava esse desenho!!!

Apenas abrirei um parênteses pra mostrar um OVA do Pinochio que passava na minha época, e eu acabei ficando com medo de escuro por causa de um episódio, onde apareciam bruxas vampiras... Descobri depois de anos que esse ep marcou não apenas eu, mas MUITA GENTE.

Nos anos 80 os desenhos eram trash, mas com boas histórias. Um dos mais lindos, na minha opinião, foi o Ultimo Unicórnio com uma história show de bola, um traço delicado e uma trilha sonora arrasa quarteirão.

Outro desenho que eu assisti - e nunca esqueci - foi O Cavalinho Mágico, baseado num conto de fadas Russo, creio que o desenho também era Russo, muito diferente dos padrões da época, mas é quase impossível rastrear, só achei poucas menções a ele no google, e em inglês (Ivan's Magic Pony)

A Disney sempre ocupou o primeiro lugar por causa da quantidade de animações, muitas vezes nem tanto pela qualidade, e sim pela tradição. Muitos bons artistas vieram dos estúdios Disney.

A Pixar ocupa a posição de primeiro estúdio a ter lançado uma animação longa metragem em 3D. E hoje ela pertence à Disney.

Na verdade, o primeiro longa de animação deveria ter sido (surpresa!!) o brasileiro Cassiopéia, da NDR. Mas os boatos que correm é que a Pixar ficou sabendo do projeto brasileiro e acelerou o processo de Toy Story. Tendo muito mais recursos, concluiu mais rápido e lançou meses antes a divertida história de Woody.
Existe uma controvérsia sobre ser "o primeiro longa de animação em CG". Cassiopéia foi feito 100% em computador, usando formas geométricas para facilitar o processo de criação.
Ou seja, Cassiopéia usou modelos 100% virtuais, sem o uso de modelos físicos. Já a Pixar fez moldes das cabeças dos personagens principais em argila, sendo escaneados depois. Por isso alguns dizem que Cassiopéia foi o primeiro longa de animação 100% virtual.
O problema é que Cassiopéia é chato. Extremamente soporífero. Já Toy Story...
Mas enfim, nada disso importa muito.

Na esteira de Toy Story já saiu Vida de Inseto e depois a Pixar foi fazendo animações, uma atrás da outra, quase todas com qualidade (algumas são extremamente sofríveis, como Carros 2, no quesito roteiro).
E se em Toy Story 1 a gente percebe que os traços humanos são ainda meio toscos, em Toy Story 3 isso é completamente sanado.

Paralelamente à Pixar, a Disney foi lançando seus projetos. Começou em 1937 com Branca de Neve e desde então nunca mais parou. Mesmo nas épocas negras e mandando ver em desenhos não tão bons, como Bernardo e Bianca, O Caldeirão Mágico e Oliver (são lindos mas não alcançaram o mesmo sucesso dos outros, com exceção talvez de Bernardo e Bianca), de repente a Disney ressurgiu com A Pequena Sereia, um clássico maravilhoso com trilha sonora divina e roteiro fabuloso.
Logo depois já mandou A Bela e a Fera, que foi o primeiro longa de animação à concorrer ao Oscar de melhor filme!!

E daí lançaram um longa por ano, alguns ótimos (O Rei Leão, Mulan, Tarzan, Aladim, Pocahontas) outros mais ou menos (Hércules, o Corcunda de Notre Dame, Atlantis, Fantasia 2000).
Fez também uma animação em CG chamada Dinossauro, que eu adorei e acho uma pérola da animação.
E aí, desde então, a Disney dança entre o 2 e o 3D, o desenho clássico e a animação CG. Lançou Irmão Urso, A princesa e o sapo e Nem que a vaca Tussa, mas também soltou Bolt, Enrolados, Detona Ralph e Frozen, sendo este último um musical fantástico.

A DreamWorks Animation é um estúdio que tem feito animações fabulosas. Quase todas elas valem MUITO a pena. Elas entram no politicamente incorreto que a Disney e a Pixar não se atrevem - e obtém ótimos resultados. Quer um exemplo? Shrek. Shrek é de um conto de fadas politicamente incorreto.
Quer outro? Megamente. História de vilão e super herói completamente virada do avesso.

A grande maioria das animações da DreamWorks deve ser vista, não apenas uma vez.
Um dos melhores, Spirit, coloca como protagonista um cavalo, algo que até então, apenas Beleza Negra havia feito. Simbad foi um marco, na minha opinião, pois começou a misturar CG nos desenhos tradicionais, algo que poucos haviam feito até então.
Embora o primeiro Madagascar tenha sido bom, eu não gostei dos demais, mas não se pode negar que a franquia tem sido um sucesso, a começar pelos pinguins, que ganharam aventura solo e desenhos diários no Nickelodeon.

O mesmo se pode dizer do Gato de Botas, que também ganhou seu próprio filme, e Kung Fu Panda.
Outro que alçou voo, literalmente, foi Como treinar o seu dragão, já indo pro Terceiro longa.

Espero que a DreamWoks dê continuidade à Origem dos Guardiões e Os Croods.

Desde que começou a fazer animações, seus desenhos tem concorrido (e vencido) à Oscars e demais premiações todos os anos.
Porque sim, os caras são bons.
Uma particularidade que eu gosto muito das animações da DreamWorks é a trilha sonora.
Eles misturam muito orquestradas e pop. Ouça a trilha sonora de Megamente. Eles encomendaram algumas músicas com Hans Zimmer e o resto é puro rock/pop: AC/DC, Guns 'n Roses, Elvis Presley e até Michael Jackson. Shrek idem.

N'Os Croods, Alan Silvestri assina a trilha, porém a festa fica por conta de Shine your way, de Owl City e Yuna. Aliás, Owl City também colocou uma música (boa!) em Detona Ralph.

Ou seja, não existe NADA que desabone as animações da DreamWorks.

Saindo pela beirada, temos a Blue Sky, um pequeno estúdio de CG que pertence à Century. Eles fizeram nada menos que os mega sucessos A Era do Gelo e Rio.
Eu acredito que como estão apenas iniciando seus passos nos longas de animação, coisas boas virão por aí.
Mas os longas da Blue Sky não são apenas esses. Eles tem ainda Robôs (meio cansativo), Horton e o mundo dos Quem (chato) e um que eu acho ótimo, Reino Escondido, com participação especial de Beyoncé.

Todas essas animações, ou pelo menos a maior parte delas, teve excelente elenco de vozes. Como eu assisto a maioria em inglês, posso dizer que as dublagens brasileiras não lhes fizeram justiça. Mas todas elas, da Pixar à Blue Sky, contaram com vozes de famosos, como Brad Pitt, Colin Farrel, Ewan McGregor, Mel Brooks, Steven Tyler, Jim Carrey, Anne Hathaway, Jack Black, Lucy Liu, Angelina Jolie, Mel Gibson e muitos astros de Hollywood.
FormiguinhaZ e O Principe do Egito, em especial, são um show de astros na dublagem original...

Não posso deixar de citar animações japonesas. Eu amo. Capitão Harlock e a nave Arcádia, Goshogun - estrangeiros do tempo e Akira são pérolas. Pérolas especiais empoeiradas, pois são da década de 80, e as 3 histórias são muito confusas, mas ainda assim valem a visita de fãs que conseguirem encontra-los (Akira é até fácil).
No quesito animes pra TV, ou OVA, como são conhecidos, se eu for falar, fico aqui uns bons ANOS.

Falando dos mais recentes, não podemos deixar de citar o grande mestre Hayao Miyazaki. As animações dele são as melhores, embora existam outras muito boas por aí. mas eu vou começar por elas.
Meu primeiro conselho: assista todos. Em japonês.

Enfim..  Minha preferida é Princesa Mononoke. Tem muitas referencias à mitologia oriental, e é, como todos os desenhos do Miyazaki, incrivelmente poético.
A viagem de Chihiro ganhou um Oscar e é absolutamente fabuloso. Parece que você está dentro de um sonho.

Meu amigo Totoro, O castelo animado, Porco Rosso. Tem mais algumas. Todas valem a pena.

No mais, O Tumulo dos vaga lumes você chora do começo ao fim. Piano no Mori, Crianças Lobo, O Mundo dos pequeninos, Férias de verão com Coo (esse a Carolina ficou hipnotizada)...

O mundo da animação tem também outro estúdio que está entrando devagar, que é a Sony Pictures Animation. Tem algumas animações legais, nada como as da Dreamworks ou Pixar, mas são assistíveis e valem a pena: Hotel Transilvânia, Tá chovendo hamburger, por exemplo, tem até projeto de continuação. Tá dando onda eu recomendo, visual lindíssimo, formato estranho e trilha sonora legal.

Independente de estúdios, pois existem vários, recomendo Wallace & Gromit - tudo que você encontrar vale a pena, desde os curtas (premiados) até os longas e A Fuga das galinhas, feitas pelo mesmo estúdio britânico Aardman Animations, especialistas em stop motion. E humor britânico, meu amigo, é muito bom.
Falando em stop motion, temos o maravilhoso Frankenweenie, de 2012, da Disney.

A Casa Monstro, vale assistir, afinal tem produção de Robert Zemeckis e Steven Spielberg, a mesma dupla que produziu Roger Rabbit.

São muitos, e eu poderia passar horas aqui escrevendo e editando, mesmo porque todos os dias saem novidades, mas quero citar apenas a última que assisti, da Pixar, Divertida Mente.
Assista, se divirta, vale MUITO a pena.

Nenhum comentário:

Anos de Brasil em poucas linhas

 Eu queria poder narrar aqui, para deixar registrado mesmo, pois sei que futuramente os indivíduos podres que estão no poder vão reescrever ...