sábado, 30 de abril de 2022

Prós e contras do remake de Pantanal: os "nudes" e as paisagens

Uma das particularidades que mais chamava a atenção em Pantanal eram os "nudes". A novela foi recheada, ao menos no início, de muitos atores nus nadando em rios e em cenas de amor tórridas.

Vários dos atores ali pagaram peitinho ou bundinha, inclusive no capítulo 7, quando Madeleine e José Leôncio fazem as pazes, aparece um nu lateral do Paulo Gorgulho, e, obviamente, sua bunda rolando cheia de areia na prainha de água doce das margens de um dos rios, mais pro final do capítulo. 

Antes disso, Ingra Liberato já havia ficado nua quando eles se conhecem e dormem juntos num hotel do Rio de Janeiro. 
E tem ainda as cenas da Irma, da Maria Marruá, da Guta (essa deu um show) e de vários outros atores, fossem se banhando ou se amando, sempre nus nos rios.

O remake não tem isso.
Eu até procuro entender, por causa do horário e tudo, e até apareceram algumas bundas, sutis, e algumas atrizes de seios de fora, como a Guta, mas 90% da novela se passa "vestida", inclusive Juma e Muda tomam banho DE ROUPA, ou então aparece apenas a insinuação que elas estão nuas.

Já comentei e vou repetir, a globolixo CAGOU nas paisagens, mesmo com toda a tecnologia. 
Nesse capítulo 7 mesmo, linkado acima, é possível ver uma cena do ninhal, que é um dos lugares mais belos da região, é como uma "maternidade" aviária, as aves se juntam em uma região com árvores e fazem seus ninhos, para proteção mútua inclusive. Então você vê tuiuiús, colhereiros, garças e demais aves típicas da região, todas reunidas num só local, cheio de ninhos. 
A novela original fez várias tomadas do lugar que são vistas com o passar do tempo, já a globo limitou-se a filmar uma mata fechada e chamar de "ninhal", aliás não duvido NADA que seja estúdio, já que a casa da Juma É EM ESTÚDIO

Vida longa aos atores que passaram um ano gravando em condições precárias e orçamento baixo, no MT, e ainda assim, fizeram uma obra prima da TV brasileira.
Os globalixos não poderiam jamais ficar tanto tempo num local "selvagem", e a Globo jamais gastaria pra fazer algo que se aproximasse do que foi a novela original. 

Onde estão as cenas de flores, borboletas, tempestades, onças originais, e não apenas a oncinha domesticada escalada para as filmagens, as araras, garças, boiadas imensas, veados mateiros, martins pescadores e jacarés que a primeira versão tanto prezava?
"Ainnn, os animais diminuiram", esse argumento é batido, é xaveco, os fazendeiros não são os monstros ali, como a globolixo está tentando pintar (a pegada ecológica que, sim, existiu na primeira fase e que eu vou falar disso mais pra frente).

E apenas para constar, as crianças usadas na novela original condiziam com o tamanho, recém nascidos eram pequenos, e não crianças de 7 meses... 

Manchete 10 x globo 1



Nenhum comentário:

Anos de Brasil em poucas linhas

 Eu queria poder narrar aqui, para deixar registrado mesmo, pois sei que futuramente os indivíduos podres que estão no poder vão reescrever ...