domingo, 1 de maio de 2022

Prós e Contras do Remake de Pantanal: personagens, Mariana e Antero

 Mariana e Antero Novaes da primeira novela e do remake são ligeiramente diferentes, em caráter e disposição.

Antero vivido por Sérgio Britto e Leopoldo Pacheco
Ambos os Anteros são jogadores inveterados, calmos, sensatos e coerentes, eternos "patos"; no entanto nota-se que o primeiro é mais sério, o segundo mais boêmio. Embora ainda exista amor entre ele e Mariana, percebe-se o desgaste provocado pelas perdas no jogo. 
Mariana um dia intervém e corta as "asas" de Antero, negando-se a pagar os "vales" que ele faz quando joga; isso o deixa desmoralizado e ele, então, para de frequentar as mesas de poker. 
Limita-se a jogar em casa com seu neto e tem um ataque cardíaco quando, enfim, vence um jogo com um royal straight flush. 
Antero fica emocionado, surpreso e revela a ambição de toda uma vida de jogador: ver em mãos essa jogada; "Nem Deus pode com um royal straight flush..." E, já nos estertores da morte, fala à Jove que estão blefando para ele sobre seu pai e é quando ele vai até sua tia que confirma que seu pai está vivo.

O Antero do remake, como ele mesmo diz, nunca parou de jogar. Continua chegando de madrugada, bêbado e alegre, e em sua noite derradeira, tira Mariana para dançar. 
Morre no dia seguinte da mesma forma que na versão original, com a diferença que ele só fala que estão blefando para o neto, sem esclarecer sobre o quê.
Jove cresce, no remake, sem saber da mentira sobre seu pai. 


Mariana vivida por Nathália Timberg e Selma Egrei
Já Mariana é bem diferente em ambas as versões. 
A primeira era mais sincera e, embora achasse Zé Leôncio um homem ignorante, não falava mal dele nem o desrespeitava.
Várias cenas em que ela aparece cuidando dos negócios da família, inclusive debatendo com o marido sobre a "venda da tecelagem" e as várias formas de aplicar seus ganhos, ela demonstra preocupação mas não uma ambição desmedida. 
Em nenhum momento ela fala que precisam do dinheiro do Zé. Uma das vezes inclusive ela fala claramente para Irma que a pensão do Joventino fica em uma aplicação separada em nome dele, para seu uso. 
Na novela de 1990, o período conturbado da nossa economia (entrada do então presidente Collor, mudança de moeda e bloqueio de poupanças e demais valores em contas bancárias) faz com que Mariana lance mão de outros subterfúgios, como dólares, para sobreviver. 

A Mariana do remake tem garras longas. É manipuladora, maldosa, gananciosa e aparentemente sem um pingo de respeito pelos sentimentos alheios, sejam filhas, marido ou neto; vide sua manipulação para que Madeleine não pedisse o divórcio para Zé Leôncio e continuasse a receber a gorda pensão mensal que fazia com que todos sobrevivessem, ou para que Gustavo fosse buscar sua filha no pantanal;

Na segunda fase é muito claro que eles vivem do dinheiro que o fazendeiro envia - e que hoje percebemos que deveria ser uma enorme quantia, para sustentar tantas pessoas improdutivas e uma casa tão grande. 
Quando Madeleine decide ir ao pantanal atrás de Zé e de Jove, Mariana fala: vá atrás dos NOSSOS direitos. 

Mariana Novaes do remake na primeira fase é uma esnobe, que gaba-se a todo momento de "ser uma Novaes", porém em um dos episódios o marido a desbanca: "nosso nome hoje não vale mais nada". 

Quando a boca finalmente aperta, a matriarca decide que todos ali devem, de alguma forma, "trabalhar", mesmo sem nunca ter feito nada. 

Com a morte de Madeleine, ela manda todos embora e chama Zaquieu de volta, chorosa, arrependida e humilde: uma redenção tardia, para que ela possa se juntar novamente ao elenco e ir viver na fazenda do pantanal; o problema é que ela simplesmente NÃO CONSEGUE!

Mariana Novaes quer a todo custo que Zé Leôncio proíba o relacionamento de Juma e Jove. Acha um absurdo o Joventino querer morar na tapera e embora isso também exista na novela antiga, a antiga mariana é mais maleável.

Mariana Selma também é constantemente crítica, inclusive da vida da pobre Irma, que enfim resolveu dar seus primeiros voos em direção ao trindade - um passo tão importante para que ela supere o Zé Leôncio. 
A mulher critica tudo, com ou sem razão de ser, tornando a personagem insuportável e mostrando afinal, porque a filha Madeleine era tão insuportável.

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