sexta-feira, 18 de novembro de 2005

Serviço de utilidade pública - consequências das drogas em fetos.

Que eu odeio maconheiro (leia-se drogados em geral) todo mundo sabe. Mas piora, se o drogado quiser dar uma de João-sem-braço e dizer que droga não faz nada. Losers.
E por droga, eu incluo o tabaco e a bebida.

A Ju me enviou um bom material sobre o assunto, que eu coloco aqui, para quem quer que leia, tenha consciência do que acontece com fetos de mães que usam drogas.

Teratologia - Ciência que estuda o mecanismo das mas formacões.
Teratogenese - Ciência que estuda a producão de monstruosidade.
Teratogenos por uso de drogas - Graves - 40 a 90% das mulheres gravidas.

Tabagismo Materno (Ativo ou Passivo) - Retardo do crescimento, parto prematuro, peso abaixo de 2000g. Principal causa das mortes - Defeitos cardíacos e dos membros, anomalias no trato Urinário, problemas compartimentais e de crescimento físico.

Álcool - 1 a 2/1000 nascimentos vivos. Graves - Acredita-se que seja a principal causa do retardo mental, microcefalia, fissuras palpebrais (pálpebras muito curtas), pregas epicânticas(nariz), ou seja, fomações cartilaginosas e membranosas na regiao interna do nariz, atrás das fossas nasais..., hipoplasia - má formação do Maxilar (apresentam a maxila menor, aparentando estar desproporcional ao rosto, como se voce afastasse a maxila para trás, do Nariz e do Labio(geralmente o labio superior eh muito fino).

Dietil do Ácido Lisergico(LSD), Maconha e Cocaina - Recém nascidos de mães viciadas apresentaram: prematuridade acompanhada de microcefalia, infarto cerebral, anomalias urogenitais, disturbios mentais e abortos espontâneos.
Para entender essas alterações anatômicas, entre em:

http://www.fo.usp.br/lido/patoartegeral/patoartecres4.htm
http://www.fo.usp.br/lido/patoartegeral/patoartecres5.htm

DROGAS PSICOTRÓPICAS
São substâncias químicas capazes de modificar o funcionamento do organismo. As drogas psicoativas naturais ou sintéticas, quando administradas no organismo, provocam alterações no funcionamento de SNC e levam a modificações no estado psíquico, físico e comportamental do indivíduo.

A Maconha
O termo maconha provém de cânhamo, por uma troca da ordem das letras. O cânhamo ou Cannabis sativa, com as variedades índica e americana, é um arbusto de mais ou menos 2 metros de altura, que cresce em regiões tropicais e temperadas. Existem várias subespécies com diferentes concentrações do princípio ativo. A planta tem sido longa e largamente utilizada, não só por suas propriedades farmacológicas, como também por fornecer uma fibra útil para a tecelagem e suas sementes serem ótimo alimento para pássaros. Uma das drogas de uso mais antigo (desde 2700 a.C., pelos chineses e antes do ano 1000 a.C. na Índia, no tratamento da febre, anorexia e cefaléia) só teve seu componente psicoativo, o tetrahidrocannabinol ou THC, identificado em 1962, pelo químico israelense, Mechoulan. Existem vários extratos ativos presentes no cânhamo, mas o mais potente é o D 9-THC, cuja concentração, como já foi dito, varia de acordo com a espécie, tipo de solo, forma de plantio e clima. Esses registros antigos da droga, referem-se ao seu uso com fins medicinais, embora na Índia se preconiza-se o uso religioso, para "libertar a mente de coisas mundanas e concentrá-la no Ente Supremo".
No Brasil foi introduzida pelos negros africanos, trazidos na época da escravidão. Esse princípio ativo está mais concentrado na inflorescência da planta feminina. Já o haxixe, mais usado no mundo árabe, é um extrato resinoso do cânhamo e contém maior concentração de substância psicoativa. A substância psicoativa ou D 9-THC, é pouco solúvel em água mas muito solúvel em álcool e gordura, o que permite sua detecção no organismo até muitos dias após o uso.
A sinonímia para a maconha é a mais variada possível: fumo de Angola (dada sua procedência, quando chegou ao Brasil), Marijuana ou Maryjane (no México e EUA), trouxa, trouxinha, rama, Rafael, pretinha, namba, liamba, diamba, Marigonga, Maruamba, Mary, Chico, Juanita, Gregório, fumo louco, erva, canjinha, fininho (cigarro de menor quantidade de fumo), baseado (cigarro médio com 1,7g de fumo), dólar (cigarro maior)9,30, vela.

Efeitos no SNC: Seus efeitos são essencialmente os de alteração na percepção, humor, emoção e cognição. Há relatos de que as cores ficam mais brilhantes, a música mais agradável, o tempo passa mais lentamente. No humor e emoção os efeitos variam: geralmente há euforia mas, nos que usam pelas primeiras vezes, pode haver disforia ou ansiedade. Efeitos adversos como pânico e psicose, embora mais raros, podem ocorrer. Na área da cognição provoca dificuldade de concentração e prejudica a memória recente e o desenvolvimento de tarefas complexas.

Efeitos no organismo: No restante do organismo, na fase "high", provoca aumento do apetite com necessidade de consumo de doces, hiperemia conjuntival, diminuição da coordenação motora, taquicardia e hipotensão postural. Após essa fase pode haver tontura. Com relação ao mecanismo de ação, existem evidências de que o D 9-THC pode-se ligar a receptores da adrenalina, da dopamina e opióides, produzindo alterações neuro-farmacológicas em muitas áreas do cérebro, no hipocampo (ação na memória), no cerebelo e substância nigra (distúrbios motores) e nas vias mesolímbicas (sensação de gratificação). Cannabis tem também uma longa história de uso, não só recreacional mas terapêutico, como supressor de náuseas e vômitos na quimioterapia, no tratamento da epilepsia, como músculo-relaxante e no tratamento do glaucoma³¹ ³² ³³.

Não entendeu?
Nem leram né? Muito grande!
Ok, vai um resumo:

A maconha além de um efeito letárgico, para os fumantes diários poderá haver esterilidade, ou seja, dificuldades em vir a gerar filhos. Após o cessar o uso da maconha a produção de espermatozóides retorna ao comum. Com a baixa de produção de espermatozóides ocorre a diminuição de hormônios masculinos, o que tira a condição fisiológica do desejo sexual; assim teremos falta do apetite sexual, diminuição da procura de sexo (sejam as fantasias sexuais, masturbação ou coito).

Duvidas? Procurem o manual do Adolescente, iuhaiuahiuhaiuhaiuhaiua:

http://www.adolescente.psc.br/adolescente/sexoedrogas.htm

Estou ouvindo Pearl Jam - Black (Unplugged).

Um comentário:

Anônimo disse...

Apprezzo che cosa qui.Chiao, Gabrielle pro bulimia tips

Anos de Brasil em poucas linhas

 Eu queria poder narrar aqui, para deixar registrado mesmo, pois sei que futuramente os indivíduos podres que estão no poder vão reescrever ...