sexta-feira, 27 de maio de 2022

Prós e contras do remake de pantanal: personagem Nalvinha/Nayara

 Se teve uma personagem (tanto na trama antiga quanto na atual) que "encheu linguiça" foi essa. A suposta namorada do Jove no Rio de Janeiro.

Vivida na primeira versão pela atriz Flávia Monteiro, era uma garotinha cheia de manhas, mentirosa, que inventa uma gravidez para se aproximar da família do rapaz, acaba em longas conversas com Gustavo e, no final, fica com ele. E assim, encerra-se a participação tanto dela, quanto do pobre escravoceta Gustavo.

Flávia Monteiro
 No remake da globolixo, Nalvinha está de roupa nova;   chama-se Nayara e é uma digital influencer, como sua   "sogra" Madeleine.
 Em um dos capítulos, em que Madeleine vai atrás dela,   por causa de uma invasão de contas no Facebook do   Jove, percebe-se a origem humilde, de quem mora numa   comunidade, as antigas favelas cariocas. 

 Nayara entra então numa roda viva com Madeleine, que   aparentemente é uma digital influencer já famosa, porém   com o tempo percebe o que todos já sabem: sua "sogra" é   uma narcisista que só pensa em si mesma. 

 Sua parte mais relevante será quando Juma a empurra   dentro da piscina da casa dos Novaes.
 
 Nayara é mais interessante e mais descolada que   Nalvinha, dada inclusive a época em que ambas as novelas se passam. 

Ela vai morar com Gustavo, praticamente se enfia na casa dele e o pobre homem não consegue se livrar dela e, claaaro, acaba ficando com ele, em ambas as versões. 

Nayara vivida por Victoria Rosseti - pós Madeleine

Nayara antes de Madeleine
 Nayara inspira pena onde Nalvinha inspirava raiva. 
 Percebe-se a pobreza em que a personagem vive, algo que não foi   mostrado na trama original, e aliás eu duvido que Nalvinha viesse de família pobre. 

Madeleine usa Nayara para alavancar seus vídeos, ganhando um tipo de patrocínio. Nayara é uma assistente dedicada, e trabalha duro para ajudar a sogra e conseguir também seu quinhão ao sol, nessa vidinha fútil que os influencers digitais vivem, fora da realidade. 

Quando, finalmente, a grana sorri, Madeleine, percebendo o desinteresse de Jove pela menina, trata de despachar a assistente sem demora, porém não de forma delicada ou sutil: simplesmente contrata uma equipe e faz pouco caso de Nayara, que percebendo que foi descartada, corre para a casa de Gustavo, para chorar as mágoas e tentar entender o que ela fez de errado.

Aliás, ela tem muitos "sentimentos controversos" a respeito dela mesma e Jove: a velha história que ela amou e ele também, mas ele mesmo nunca disse com palavras, apenas  "dava sinais".

Nayara sente-se tão confusa que enreda numa autocomiseração, que a leva até a casa de Gustavo e se envolve com ele, mesmo meio contra a vontade.

A cena final de ambos, espero, pois fechou o arco muito bem, foi Gustavo indo viajar pelo Brasil de moto e chamando Nayara pra ir com ele, encerrando, assim, o núcleo carioca,

Ficou muito bom, muito mesmo, melhor que a original, pois na versão de 1990, Gustavo é obrigado pelo pai de Nalvinha a se casar com ela, e passa a ser um "pai" ciumento e chato, que abandona a psicanálise e quer se isolar no Amazonas com a esposa por puro ciúme. 

Nenhum comentário:

Anos de Brasil em poucas linhas

 Eu queria poder narrar aqui, para deixar registrado mesmo, pois sei que futuramente os indivíduos podres que estão no poder vão reescrever ...