terça-feira, 18 de março de 2014

Quando meu pai morreu, tantos anos atrás, deixou um legado de muitos álbuns em vinil, de música clássica. Eu os distribuí pela família; fiquei com apenas Peter und der Wolf, um LP pequeno e já bem gasto, creio porque todos nós sempre gostáramos da história e porque, sendo a narração em alemão, ambos, Márcio e Meyre, iam traduzindo pra mim passo a passo.

Meu pai morreu antes da popularização dos CD`s. Eram caros, na época. mas ele comprou alguns, e eu tratei de expandir sua coleção, mesmo porque me arrependi muito de ter doado os LP`s, eram albuns grandes, em caixas, com as histórias das músicas, traduções e curiosidades.

Eu aprendi muito - e desde então esqueci muito também.

Mas outro dia, recordando e limpando a estante dos CD`s, resolvi fazer download de algumas músicas clássicas, as minhas preferidas...
E quem disse que eu lembrava o nome? Ahhh...

Bom, mas eu meti a cara e baixei algumas, e pretendo copiar dos CD`s pro meu PC.

O fato é que o legado nunca esteve nos discos, nos velhos LP`s. Estava o tempo todo nas músicas.
As vezes eu coloco uma pra ouvir - como Tchaikovsky, 1812 Overture - e me recordo dele narrando parte por parte, "agora a Marselhesa, Napoleão está invadindo São Petesburgo... agora, ouve os canhões? Os franceses estão sendo expulsos". Ou ainda na música de Borodin, Príncipe Igor, Danças Polovitsianas, "o Principe foi aprisionado e estão dançando para ele".

Como eu queria que ele estivesse vivo...
Ele ia se deleitar com as MP3, com os computadores, a tecnologia, ele sempre amou tecnologia, teve um xadrez eletrônico!!

Tentou me ensinar a jogar xadrez mas eu nunca consegui aprender. Como deve ter sido frustrante pra ele, sua única filha que não gostava de matemática nem conseguia entender as regras do jogo dos reis...


Nenhum comentário:

Anos de Brasil em poucas linhas

 Eu queria poder narrar aqui, para deixar registrado mesmo, pois sei que futuramente os indivíduos podres que estão no poder vão reescrever ...