domingo, 14 de outubro de 2007

Tropa de Elite é um filme nacional que mostra o dia a dia do BOPE (Batalhão de Operações Policiais Especiais). Seria o mesmo que nosso GARRA (Grupo Armado de Repressão a Roubos)?

O filme é ótimo. A corrupção existente dentro da polícia carioca, uma polícia que vive seus dias ao lado dos morros, com funcionários que ganham seus míseros R$500,00 (o filme se passa em 1997); as crises existenciais do Capitão Nascimento (Wagner Moura), com um filho prestes a vir ao mundo, a pressão de sua esposa para que ele saia do emprego e o stress que ele sente; a honestidade de 2 jovens policiais dentro do mar de lama, as tentativas de 1 deles para cursar a melhor faculdade de direito do Rio, vivendo o preconceito de ser negro, pobre e policial; os burgueses drogados que cheiram aos montes e levam a droga até os traficantes dentro da própria faculdade; a hipocrisia desses mesmos drogadinhos de merda ao fazerem "passeatas pela paz"; as ONG's dentro da favela, que só serviam como ponto de drogas e motel barato; o treinamento dos soldados, a guerra e as torturas.

Merecia concorrer ao Oscar. Não sei se vai, parece que o escolhido será "O ano em que meus pais saíram de férias", porque tem criancinhas e criancinhas são geralmente escolhidas pela academia. Bah!

Aos que criticam o filme, chamando-o de facista, aos que temem a idolatria ao BOPE, eu digo que brasileiro gosta de negar a realidade em que vive. É melhor idolatrar a polícia, no caso uma unidade especial, uma força de elite, do que idolatrar a bandidagem, como em Cidade de Deus e Carandiru.
Parece que TUDO nessa porra de país é vista através dos olhos da malandragem. E quando sai um filme sobre a polícia, caem de pau em cima.

Não é a toa que estamos nessa merda.

PS- Em tempo, eu não estou criticando Cidade de Deus ou Carandiru, gostei muito de ambos. mas me perdoem, eu ainda prefiro ver as coisas do ponto de vista da polícia.

4 comentários:

Anônimo disse...

Maetê, o ano em que meus pais sairam de férias não foi o escolhido só pq tem criancinha não, mas pq é bom pra cacete.
Gostei muito dos dois filme, mas sinceramente, achei o ano um filme melhor.
Mas vai do gosto do freguês, eu gosto de filmes mais calmos, mais centrados numa boa historia, q é o caso dele.

Maete Liv disse...

Não gosto muito de histórias com protagonistas infantis... Central do Brasil achei bom, mas UM PORRE.

Maete Liv disse...

tá, ok, com excessão de Harry Potter...

Anônimo disse...

auhuahuha
mas a historia é boa, vc que é paulistana ia gostar.
se passa durante o regime militar, os pais do menino precisam fugir do pais e deixam ele na casa do avô, mas ele morre e o menino fica sozinho no Bom retiro, e ele tem que sobreviver por lá, com 12 anos
é bem legal
:)

Anos de Brasil em poucas linhas

 Eu queria poder narrar aqui, para deixar registrado mesmo, pois sei que futuramente os indivíduos podres que estão no poder vão reescrever ...