segunda-feira, 11 de outubro de 2004

Chega a ser engraçado...

Eu não saio mais de casa, praticamente. Desde antes de abrir a panquecaria, restringi minha presença a poucos lugares. O porquê disso é simples: falta de dinheiro.
Eu tenho meus conceitos.
Certos ou errados, bons ou maus, são meus. Não abro mão deles.
Dentre vários, os principais que fazem parte do meu dia-a-dia: não saio com homens casados; evito os comprometidos na medida do possível; e quando eu não tiver dinheiro para gastar comigo, não sairei de casa. Porque não gosto de dever nada.

Claro que sempre tem aquele amigo que banca você, sabendo que mais pra frente você vai ter grana pra pagá-lo. Mas hoje em dia, quem são eles? Quem pode se dar ao luxo de pagar uma lanchonete, uma pizza? Quase ninguém. Eu entendo isso. Aceito que a situação hoje em dia está difícil.
Aí eu saio na rua e vejo o que? Gente que eu sei que nunca tem grana pra sair comigo comendo lanche, comprando coisa que não precisa, indo em festa, etc.
Eu adoro isso... Nunca tem um puto pra sair comigo nos lugares que eu gosto (porque ir nos lugares que os outros gostam eu sempre vou), mas tem pra sair e comer lanche todo final de semana...
Não que seja da minha conta, pelo contrário, peguem seu dinheiro e gastem em tudo que quiserem. Mas não venham depois chorar pitangas dizendo que estão sem um puto no bolso e por isso tem que ir em lugar baratinho (e tosco) ou que não pode sair pra beber porque não tem grana pra dividir a cerveja.

Mas beleza, depois de 12 anos morando aqui eu acostumei com esse povo...

Só que aí tem os poréns: sua turma quase inteira namora e você sempre sobra nas festas. Seus amigos tem as vidas tão desarrumadas quanto a sua, mas fazem questão de arrotar na sua cara que estão maravilhosamente bem. Você tem que ouvir, em cada conversa, ataques maciços de auto afirmação e insegurança, bem ao estilo Paulo Cabelo. Pra quem não entendeu: você tem que ouvir que fulano faz, fulano acontece, fulano sabe, fulano conhece... Enfim... Cara, isso cansa muito... Porque tudo que a gente faz está errado e tudo, simplesmente tudo que os outros fazem está certo ou eles fazem melhor do que você.
Aí quando, finalmente, você está de bom humor (entrou dinheiro, né?) e sai com as pessoas que gosta, afinal são seus amigos, está se divertindo sem nada que atrapalhe sua noite, o que você ouve, assim, do nada?
- Beltrano, lembra de quando eu, você e o fulano fazíamos isso, isso e aquilo?
- Lembra daquela vez que eu, fulano e beltrano fizemos tal coisa?

Nesse caso, fulano é uma pessoa específica.
Se fosse uma vez só eu entenderia, mas precisa tocar no nome da pessoa TODA VEZ que encontra alguém da antiga turma, comigo do lado? Sendo que até alguns amigos que nem são tão chegados, sabem que eu não gosto que toquem no nome dessa pessoa? E que, se eu falo nele, é problema meu e isso não quer dizer que eu goste que cutuquem a ferida todo o tempo por mim? Deixem que eu decida quando e como fazer isso?
Você gostaria que, toda vez que eu o visse, o lembrasse dos seus piores problemas, superados ou não?

Porque quando eu estava no ápice da minha revolta, da minha dor e da minha depressão, eu era grossa, mal educada, tratava os outros mal, etc. Ou seja, eu tinha que ver minhas atitudes e me corrigir, porque eu estava assustando as pessoas. E eu estava mesmo, não nego, mas eu percebia, eu entendia e eu sabia como eu estava por dentro. E eu levantei, como sempre.
Agora, fulano é preguiçoso, não é chegado em trabalhar nem a pau e não percebe? Todos estão errados e só ele está certo? A pessoa é uma tremenda desanimada que só vê o lado negativo das coisas e sempre se faz de vítima???? Eu tenho que ver meus erros e ninguém mais erra??
Ahh, não, cansei de passar a mão na cabeça...
Quer achar que eu nunca fui amiga? Que ache. Não ligo, minha consciência está tranquila.
Enfim, isso e mais muitas outras coisas que esse mês me deixaram puta da vida com tudo e todos. Peguem seus amores perfeitos e maravilhosos, peguem seus ciúmes, peguem suas preguiças e voem para bem longe...
Outra coisa que eu acho engraçada são os espertos. Sim, os famosos espertos, aqueles que acham que enganam todo mundo, que manipulam a todos, que estão ganhando em cima da gente e que NINGUÉM está vendo o jogo deles, quando na verdade só estão passando por bobos ou medíocres... Isso é simplesmente hilário, conheço muitos assim.
O que será que aconteceria se eu desmascarasse alguns? Será que eles ficariam, ao menos, vermelhos de vergonha?? Nah, duvido...
Bom... Chega de escrever... Eu agora sou uma trabalhadora, sirvo mesas, retiro pratos, até lavo a louça (sim, eu sei lavar louça!!).
Por falar nisso, nossa panquecaria está indo bem, faremos panfletagem logo, logo, e talvez coloquemos propaganda em carros de som.
:)
Não se esqueçam, Panquecaria El Sombrero, Rua Nilo Peçanha, 162.
Estou ouvindo Gypsy Kings - Caminando Por La Calle.

Nenhum comentário:

Anos de Brasil em poucas linhas

 Eu queria poder narrar aqui, para deixar registrado mesmo, pois sei que futuramente os indivíduos podres que estão no poder vão reescrever ...