segunda-feira, 24 de dezembro de 2007

Rudolph, A Rena do Nariz Vermelho
(Rudolph, The Red-Nosed Reindeer - 1964)


Essa foi a primeira versão de Rudolph, a rena do nariz vermelho, em stop motion.

Stop Motion é uma técnica de animação fotográfica, também é conhecida como "Animagic". Essa técnica é usada para dar o efeito de movimento em bonecos não animados, ou seja, muda-se a posição das partes do corpo de um boneco, que é fotografado quadro a quadro após cada mudança. Terminada a série de fotografias, elas são dispostas em forma contínua, originando um filme criando a sensação de movimento dos bonecos personagens da animação criada.
Uma das primeiras animações de stop-motion a ser exibida aqui no Brasil foi o conto de Natal da rena Rudolph. Sempre que chegava o mês de Dezembro, podíamos ver esta estória na TV.
Este conto tornou-se um clássico de Natal produzido pelo estúdio americano "Rankin-Bass", especializado neste tipo de animação.

Não posso dizer que este é um desenho do qual me lembro bem. Lembro da rena rejeitada, duma nevasca terrível e do nariz vermelho conduzindo o trenó. Mas com o passar dos anos, o SBT deixou de passá-lo, refilmaram o conto e Rudolph, a versão em stop motion, deixou de aparecer todos os natais.

Mesmo assim, Feliz Natal - com o Rudolph original.

Nenhum comentário:

Anos de Brasil em poucas linhas

 Eu queria poder narrar aqui, para deixar registrado mesmo, pois sei que futuramente os indivíduos podres que estão no poder vão reescrever ...