terça-feira, 6 de abril de 2004

Descobri sem querer um blog novo e muito engraçado:
Penso... blogo: existo.

Muito bom, vale a pena ler...

Falemos hoje da minha percepção a respeito do ensino médio.
Que merda.

Olha, eu tirei 10 de média em inglês na faculdade. Pensa bem, 10. Sonho de qualquer aluno por pelo menos 2 bimestres em qualquer matéria. Daria sei lá o que para ter essa média quando eu estava no ginásio ou no colegial.
Posso dizer hoje que sou grata aos meus pais que puderam me proporcionar escola particular. Como fui ingrata odiando todos os anos em que acordava cedo pra ir pra escola, pegando ônibus pra voltar, odiando ter aulas particulares...
Terminei o 3º colegial em escola pública, aqui em Birigui, mas cheguei a fazê-lo em São Paulo. Acontece que repeti de ano, mudei e dei uma parada de estudar.
Finalmente após o que me pareceram séculos eu estava finalmente livre da escola. Como um pássaro fora da gaiola...
Mas para contentar a plebe sentimental que me persegue e para me sentir em paz com minha consciência, resolvi terminar o maldito 3º.
Nunca fiz um colegial tão rápido e fácil na minha vida. O que eu havia aprendido em São Paulo tinha me preparado muito bem e só me dei conta disso depois... Terminei meu 3º colegial em 1994.
Na época o método de ensino ainda era o bom e velho sistema de notas. Tirou nota baixa, repete de ano.

Bem, então 10 anos depois aqui estou eu fazendo letras, velho sonho desde o tempo em que descobri que as redações me salvavam de repetir de ano... Que a "prova do livro" era a coisa mais fácil de se fazer, muito mais que gramática, afinal eu sempre preferi passar minhas horas lendo do que estudando.
E é aí que eu tomo o susto.
O método de ensino implantado por FHC não passa de um engodo que ele usou para conseguir empréstimo, só serviu para um emburramento* do povo brasileiro.
Eles não aprendem mais nada nas escolas, não tem interesse, não tem incentivo - afinal eles sabem que só as faltas os farão serem reprovados.
Os professores não se atualizam, estão cada vez mais medíocres, afinal para que aprender alguma coisa se eles não vão precisar ensinar?
Meu inglês é da época do ginásio e colegial, eu nunca fiz curso. E o que estou tendo é matéria de 5ª série, I am, You Are, essas coisas... Olha só, eu tive isso no ginásio em 1986!
Não sei o que aconteceu hoje em dia, mas inglês era matéria obrigatória antigamente!
Espanhol não, nunca vi espanhol na frente e estou tendo muita dificuldade, principalmente por ser bem parecido com nosso idioma.
Mas inglês! Imaginei que todos tivessem passado pelo básico para se chegar a faculdade. Descubro que não, que muitos ali sabem menos inglês do que eu sei espanhol.
Só que inglês era obrigatório!!
Quem sabe se eu tivesse visto espanhol na escola como vi inglês, não estivesse tendo tanta dificuldade.
Como, eu me pergunto, como esse pessoal chegou até ali?
O que estão virando as escolas? O que está virando nosso país?
E ainda me cobram patrotismo?
Quem cobra isso que aprenda a votar antes!!

*Emburramento: ato de ficar burro. Que se transforma em burro.
Essa palavra não existe, minha mãe escutou uma vez, achou engraçada e desde então nós a usamos aqui em casa para designar o que acontece com o povo Brasileiro.

Nenhum comentário:

Anos de Brasil em poucas linhas

 Eu queria poder narrar aqui, para deixar registrado mesmo, pois sei que futuramente os indivíduos podres que estão no poder vão reescrever ...