domingo, 30 de novembro de 2003

Tenho que começar, começar... de onde? Começo né?

Bom...
Prestei vestibular hoje...
Vindo de alguém que a anos não encosta a mão em um livro de estudo, acho que fui bem, acertei 18 em 30 questões.
Chutei muuuitoooo, nossa deu até agonia.. rssss..

O interessante foi a questão sobre a ALCA.
Depois de uns anos militando em boca de urna, desisti da política e da televisão. Só assisto filmes e tv a cabo. Sou alienada, assumo, com orgulho... Não burra, adoro ler mas preferi ao longo dos anos me alienar politicamente e noveleiramente... Quando alguém em casa liga a tv para ver novela, pego um livro...

A um 1 e pouco atrás, antes do Lula se eleger, eu escutei uma discussãozinha básica entre o Fuba e a minha mãe. Ele comentou que admirava o Lula pela posição em relação à uma tal de ALCA.
- Que? ALCA? ALCAPARRA?
- Não sabe o que é ALCA?
- Não...
- Área de Livre Comércio das Américas.
E com sua infinita "paciência" me explicou o que era essa misteriosa ALCA. Oras todos devem saber o que é, não preciso explicar. Contou também o porque do candidato Lula ser contra a postura americana, blá blá blá.

Como sempre acontece, esqueci o episódio, além de que isso já faz mais de 1 ano...
Pois qual não foi minha surpresa ao ler uma das questões de Geografia... Exatamente sobre o que vem retardando as conversações com o Brasil...
Minha memória dessa vez não deu rata e eu assinalei "a questão dos subsídios agrícolas do governo aos produtores norte-americanos".
Até fiquei na dúvida mas fui na fé e assinalei essa. Lá fora já cantaram a bola: tá errado! A certa era a "reserva de mercado industrial imposta pelo Brasil".
Só que, eu podia não saber o que era ALCA nem o que retardava suas negociações mas sabia uma coisa: quem me deu essa informação só fala quando tem CERTEZA do que está falando e nunca, nos 2 anos de convivência, deu uma informação, digamos, "errada". Podia demorar mas ele provava o que falava.
Foi pensando nisso que eu assinalei e bati o pé nessa questão.
E foi a correta... :)

Tive até vontade de mandar um e-mail agradecendo, se bem que o cara não ia entender nada. Aliás acho que nem ia ler já que a "esposa" intercepta os e-mails dele...

Fica aqui um agradecimento aleatório e sincero...

Enfim... Esse vestibular da FATEB foi muito fácil. Não para mim que como disse estou anos-luz longe de livros de estudo, mas para essa turminha prestando cursinho e saindo do 3º colegial agora devia estar bico!!!
Só que alguns patos fizeram menos pontos que eu, é de matar não?

E vamos "aprender a trabalhar com a língua" como disse uma ex professora minha de letras... :P

Nenhum comentário:

Anos de Brasil em poucas linhas

 Eu queria poder narrar aqui, para deixar registrado mesmo, pois sei que futuramente os indivíduos podres que estão no poder vão reescrever ...