Charlie é um professor de redação (online) com obesidade mórbida que tenta se redimir de seus erros passados, reconectando-se com a filha Ellie.
O filme de Darren Aronofsky é basicamente isso.
Porém é um filme pesado, muito pesado (sem fazer trocadilho com o peso do personagem). É um filme onde as nuances da depressão se entranham, conectados ao vício da gula.
Charlie é depressivo e em determinados momentos você sente sua indecisão entre cuidar da saúde, iniciar um regime, ou morrer de tanto comer. E ele come, come até passar mal, como se quisesse se punir por algo que o espectador não sabe.
Só quem já sentiu a enorme tristeza que acompanha a depressão entende o que é comer uma pizza inteira, como Charlie faz chorando, com ódio de si mesmo por não conseguir controlar a compulsão, a tristeza e os pensamentos.
"Que seja", ele provavelmente pensa, enquanto dobra dois pedaços enormes de pizza goela abaixo.
Charlie não ri, não consegue. Ele engasga e fica sem ar a cada tentativa de gargalhada. Chora todas as vezes em que tem seu passado confrontado. Não anda sem a ajuda de um andador forte e largo. Não deita sem se segurar firme em cabos e correntes pendurados no teto. Nada que cai no chão é fácil pegar: Charlie usa garras para alcançar papeis e o celular em cima da mesa, pois não consegue dobrar o corpo sobre a imensa barriga. E ele transpira demais, pois tudo se torna um esforço, inclusive em repouso.
Sua única amiga é Liz, uma enfermeira possessiva que agride todos que se aproximam dele. E com o desenrolar da trama você descobre o porquê. Liz quer ajudá-lo, mas Charlie não quer ajuda, e a única coisa que a amiga pode fazer é tentar tornar sua vida mais confortável, enquanto vê sua derrocada final.
Por fim, a fixação de Charlie em ouvir, uma última vez, uma redação sobre Moby Dick, faz com que o espectador perceba que "a baleia" não é ele, Charlie, e sim o conteúdo da redação.
Brendan Fraser mereceu o Oscar por sua impecável interpretação de um obeso mórbido.
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