sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Mafalda, minha doce avó, que ajudou a me criar, que sempre tinha um sorriso e uma palavra boa sobre todo mundo, faleceu essa segunda feira, dia 23/02.

Ela já não era mais aquela avó do qual eu me recordava, ativa, sempre fazendo um bolo, arrumando a casa, fazendo comida, vendo TV. Ia fazer 4 anos deitada numa cama, já não reconhecia ninguém nem se lembrava dos filhos, netos... Era esperado seu passamento...

O que valeu a pena foi ter visto a família de novo, os pais da Marinez, a Giulia e a Bel, o Oscar, Rodrigo e a D. Ana, Vera, Paola e Patrícia, Ricardo, Nê e os 3 filhos...
E, na volta, passamos por Catanduva e ainda vimos Tio Poli, Carla, Ana Clara, Gleison, Telma e Tia Ara e Tio Mané.

O problema dos funerais é que quando o pessoal se reúne, sai merda. Só demos risada, ou porque precisava exumar alguém enterrado ("quem será que está nessa gaveta?", "se eu soubesse, tinha trazido um saquinho de casa"), ou porque o jazigo precisa de reforma ("poderíamos fazer tudo de mármore, a gente vende as placas de bronze, dá uma nota, paga a reforma e ainda sobra dinheiro"), ou mesmo quando vimos os ossos dos já exumados ("esse cabelo eu tenho certeza que é da Tia Iolanda, olha, loirinho", "onde tá a perna do Adelcio, tá no ossário ou colocaram em uma urna*?").

Quando cogitamos exumar o Márcio - meu pai - e colocar seus ossos no saquinho, e não em uma urna, eu disse:

- Mas como, vocês vão colocar papai, o irmão de vocês, num SAQUINHO?? Larga de serem mãos de vaca, coloquem em uma urna!!

Bel e Ricardo olharam pra mim e disseram:

- Verdade, era seu pai né? Então vai, paga aí!!
- Quanto é a urna, 33 reais? Eu pago!
- Nããão, paga a exumação, 230 e pouco, toda a família está em saquinho, porque logo o Márcio tem que ser o diferente??
- Pensando bem, deixa ele lá...

Mas o túmulo dele foi lacrado, e tem todo um procedimento especial pra abrir gaveta lacrada, abre, joga cal, espera um tempo... Ou então, espera dar uns 20 anos (que é ano que vem) e já abre direto... Vai entender...

Aí fomos ouvir as últimas palavras do sacerdote... Ele falou, falou e, no fim, cantou:

Com minha mãe estarei, na santa glória um dia.
Junto a Virgem Maria, no céu triunfarei,
no céu, no céu com minha mãe estarei.
Com minha Mãe estarei, mas já que hei ofendido
a seu Jesus querido as culpas chorarei.
No céu, no céu com minha Mãe estarei.
Com minha Mãe estarei, Unindo-me aos anjos,
no coro dos arcanjos
sua glória cantarei,
No céu, no céu com minha Mãe estarei.


Não teve um - eu, Meyre, Ricardo, Bebel, Paola, Patrícia - que não tivesse que segurar o riso. O problema é que meu pai, quando vivo, sempre chegava nas festas, abraçava minha vó e cantava "no céu, no céu com minha mãe estarei, no céu, no céu com minha mãe estarei!!", e minha vó sempre reclamava disso!
Definitivamente não teve como não rir nessa hora... Rir e chorar, de saudade, de recordar as festas animadas que sempre fazíamos e de todo um passado de momentos alegres...

E agora, pensando bem, não sei se foi só uma coincidência o padre ter cantado essa música ou se "alguém" deu uma sugestão no ouvido dele, pra dizer pra nós que tinha gente ali recebendo a Má e que ela estaria amparada pelos filhos (Márcio e Rosa Maria).

Eu prefiro acreditar na última hipótese...

* Adelcio era um primo que amputou a perna, a qual foi "enterrada" no jazigo da família - antes dele, que faleceu em 2007. Alguém sabia que membros amputados eram enterrados?? Para mim, foi uma tremenda novidade!!

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Eu posso estar desatualizada, e posso até estar falando bobagem, mas quem gosta de música boa - e com isso eu quero dizer letra e melodia associadas - deveria escutar Zazie, mais especificamente Je Suis Un Homme.

Falando do cotidiano, eu não sei quem é pior, homem ou mulher. Estávamos, eu e Fabio, comentando da Cachaçaria, que o casal que é dono de lá brigou, o cara arrumou outra, já está de nenê novo, mas o antigo casal continua sócio...

Até que ele vira e fala:
- Vamos nos separar também, eu vou arrumar outra e vamos continuar sócios...
- Tudo bem, eu dou pra todos os seus amigos pra me vingar...
- ... Aí a gente volta e eu mato você...

Mew, porque isso irrita TANTO um homem?
Bom, pra falar a verdade, irrita algumas mulheres também...

/me se diverte!!

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Outro dia me passaram um site muito divertido, chamado Skoob.
É como um orkut, mas de livros. Você cria um perfil, adiciona livros que leuu, que quer ler ou até que desistiu...
Avalia, insere livros, capas, faz resenhas, etc...

Inclusive, um cara de uma lista de discussão que eu participo mandou uma resenha muito engraçada e, olhem só que coisa, eu nunca tinha me dado conta!!

http://www.skoob.com.br/meus_livros/mostrar/2895/374/resenha

Star Wars Na Terra Média

Vocês se lembram quando o "Meu Nome é Enéas" se elegeu deputado federal por São Paulo e de lambuja levou outros candidatos do PRONA com ele (alguns com menos de 30 votos)? Pois é, um amigo meu ficou p... da vida por ter perdido a oportunidade de ser deputado federal. Detalhe, ele não era (nem é) filiado ao PRONA (nem a partido político nenhum). Só ficou chateado por não ter tido essa idéia.

Eu fui solidária com a raiva dele porque já havia passado por uma situação semelhante quando vi uma propaganda de uma "palmilha magnética que emagrece". A propaganda informava que para a palmilha funcionar era necessário que a pessoa caminhasse bastante e assim estimulasse os pontos certos do pé que iriam fazer a pessoa emagrecer. Ainda faziam uma observação que quanto mais a pessoa caminhasse mais iria emagrecer. Pois é... E tem mais! Para acelerar o emagrecimento eles incluiam inteiramente grátis um plano alimentar. É, eles conseguiam anunciar isso sem rir. Por que eu fiquei com raiva? Porque eu não tive a idéia de vender dieta e exercício como mágica e assim perdi a chance de ficar rica...

E o que isso tudo tem a ver com o post de hoje? É porque o Eragon se encaixa nas categorias acima de chances perdidas. A história de Eragon é na realidade uma história que já fez muito sucesso repaginada. Vou fazer um resuminho (com spoilers) então vai estragar a surpresa para quem ainda não leu e para quem conhece a história da qual Eragon foi copiado.

SPOILERS

Após muitos anos de paz, que era mantida pelos "Cavaleiros do Dragão", um jovem cavaleiro do Dragão trai seus semelhantes e se torna imperador.
Muitos anos depois nos confins do império, um jovem (Eragon) que não conheceu os pais e foi criado pelos tios descobre uma coisa que o coloca sob as atenções do Império.
Após a morte do seu tio por soldados do Império (que buscavam essa "coisa") ele foge com um velho sábio da aldeia (Brom) que dá mostras de ser muito mais do que aparenta. Esse sábio inicia o treinamento do jovem como um "Cavaleiro do Dragão" e lhe dá de presente uma espada. O jovem tem visões de uma bela mulher que foi aprisionada no início da história.
Em determinado momento o jovem e o sábio quase são capturados, mas conseguem escapar com a ajuda de um aventureiro misterioso (Murtagh).
Infelizmente Obi-wan (Brom) acaba falecendo e Luke (Eragon) e Han Solo (Murtagh) continuam a jornada sozinhos salvando a princesa Léia (Arya)...

FIM DOS SPOILERS

Preciso dizer mais? Pois é, o Christopher Paolini pegou o roteiro de Star Wars e jogou na Terra Média. Resultado prático? Sucesso garantido. O que me dá mais raiva é que o moleque (Christopher Paolini) escreve mal. Poderia ao menos escrever bem, assim eu teria me divertido visto que adoro Star Wars.

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Eu e o fabio fizemos lindas baias aqui do lado de casa, cercadinho, telhado, cocho, porteirinha, capim no pastinho... Tudo certinho, e o que acontece?
Algum vizinho ligou no disk denúncia anonimamente e dedurou os 2 cavalos. Ou seja, veio um fiscal da prefeitura e deu uma intimação pra gente tirar os cavalos daqui em 15 dias, porque em área urbana é proibido ter piquete.

Fala se isso não é falta de uma panela de feijão no fogo??

O Wagner voltou a fazer trabalho, eu estava sentindo falta, e só percebi isso hoje!!!

As enchentes e a tragédia do RS

 Por esta época... coisa de já uns 8 a 10 dias... Uma chuva, alias semanas de chuva torrencial se abateram sobre o sul do Brasil, trazendo u...